24 fevereiro 2007

Concertos para a Juventude - Duverger, Maurice. - Os partidos políticos. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.



Aula 1 – Origem dos partidos políticos
Maurice Duverger

Antes dos partidos modernos, houve facções políticas que foram denominadas com o mesmo nome (repúblicas antigas, cidades-estado italianas, clubes de deputados das assembléias revolucionárias, etc.). A diferença entre facções e partidos separa “o inorgânico do organizado”, apesar do segundo ser uma evolução do primeiro.

Segundo o autor, partidos não podem ser definidos apenas como grupos que lutam pelo poder. As agremiações modernas possuem pouco mais de 100 anos e carregam fortemente traços de suas origens (como um adulto carrega marcas de sua infância).

“Em seu conjunto, o desenvolvimento dos partidos parece associado ao da democracia, isto é, à extensão do sufrágio popular e das prerrogativas parlamentares. Quanto mais as assembléias políticas vêem-se desenvolver suas funções e sua independência, tanto mais os seus membros se ressentem da necessidade de se agruparem por afinidades, a fim de agirem de comum acordo; quanto mais o direito de voto se estende e se multiplica, tanto mais se torna necessário enquadrar os eleitores por comitês capazes de tornar conhecidos os candidatos e de canalizar os sufrágios em sua direção. O nascimento dos partidos encontra-se ligado, portanto, ao dos grupos parlamentares e dos comitês eleitorais”.

1 - Origem Parlamentar dos Partidos:

“O mecanismo dessa gênese é simples: criação de grupos parlamentares de início; o surgimento de comitês eleitorais em seguida. Enfim, o estabelecimento de uma ligação permanente entre os dois”.

Esse mecanismo propõe que, geralmente, os partidos parlamentares são anteriores aos eleitorais. Isso se explica devido ao fato dos regimes representativos e parlamentares surgirem antes mesmo da ampliação do sufrágio.

Motivos para o agrupamento de parlamentares: comunhão de doutrinas políticas, vizinhança geográfica, “vontade de defesa profissional” (defesa de interesses) e até a corrupção (the patronage secretary). A identificação ideológica é um elemento posterior à união criada por outra natureza.

2. Origem Eleitoral dos Partidos:

O surgimento dos comitês eleitorais está diretamente ligado à extensão do sufrágio e à necessidade de “arrebanhamento” de eleitores. No caso dos partidos socialistas, o fenômeno foi acompanhado de um forte sentimento “igualitarista” e de uma vontade de suprimir as “elites sociais tradicionais”. Tende a ser uma iniciativa da esquerda, para evitar que os novos eleitores votem nos grupos já conhecidos.

3. Origem exterior dos partidos:

O partido surge a partir de uma instituição já existente, “cuja atividade encontra-se fora das eleições e do parlamento”. Ex: sindicatos, movimentos sociais, grupos guerrilheiros (Sinn Fein, na Irlanda), maçonaria, estudantes, etc.

Comparação: Partidos de origem interna
  • (-) centralizados;
  • Nascem a partir da base;
  • Comitês eleitorais pré-existentes criam um organismo central para organizar sua atividade;
  • (-) coerentes;
  • (-) disciplinados;
  • Influência preponderante do grupo parlamentar;
  • A disputa eleitoral é o objetivo central, em torno do qual o partido se organiza;
  • (+) comuns em locais onde não há um sistema partidário em funcionamento

Partido de origem externa

  • (+) centralizados;
  • Nascem a partir da cúpula;
  • Os comitês eleitorais nascem de uma cúpula pré-existente;
  • (+) coerentes;
  • (+) disciplinados;
  • Influência limitada do grupo parlamentar – vontade de submete-os à vontade de um comitê diretor independente dele;
  • A disputa eleitoral é um dos elementos de ação do partido, apesar de possuir um papel muito importante;
  • (+) mais comuns em países com sistema partidário desenvolvido.

Um comentário:

Ana disse...

Olá
Sou aluna de Ciência Política e Relações internacionais, estou com uma dúvida. Fala-se em grupos parlamentares e comités eleitorais.
A minha questão é, os grupos parlamentares, pertencem ao parlamento,dai a sua designação, e portanto são representantes do povo, na medida em que estão lá no parlamento, para representar a vontade do povo, certo? e estes pertencem a um partido? ou antes de existirem os partidos, existiram grupos que ainda não eram partidos no sentido literal do termo, ou na versão moderna, mas estavam representados no parlamento.
E diz-se também que os grupos parlamentares são anteriores ao grupos eleitorais? O que quer isso dizer exactamente?
Por favor, ajude-me a perceber estas distinções, que fazem-me alguma confusão...
Obrigada