27 janeiro 2010

Os postes e as eleições de 2010!

A pergunta de 1 milhão de dólares desse ano se refere à capacidade de transferência de votos de Lula para Dilma. É uma pergunta que exige cuidado. Transferência interpessoal per si não existe, ninguém pode comprovar.

Entretanto, existe, por parte do eleitor, vontade de ver uma administração bem sucedida ter continuidade. Isso já levou à eleição de alguns "postes" por aí: Celso Pitta em SP (62% dos votos no segundo turno, apadrinhado de Maluf); Conde no RJ (62% dos votos no segundo turno, sustentado de César Maia) e Márcio Lacerda em BH (59% dos votos em segundo turno, apoiado por Aécio e Pimentel).

A transferência acontece quando o sucessor apontado é fortemente identificado com a administração que está se encerrando e possui credibilidade suficiente para sustentar a plataforma da continuidade. E isso a Dilma tem...

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente, para variar a análise. De forma sintetizada, você explicou claramente o que todos chamam de transferência de votos. Reproduzi, em meu blog, o artigo, dando-lhe os devidos créditos. Parabéns!

Blog da Raquel Sumar disse...

Léo,

Essa análise é muito pertinente, tendo em vista o momento que os Brasileiros estão vivendo neste ano de 2010, ano Eleitoral no Brasil.

Quero te dar os parabéns também pelo blog, sempre quando dá, eu passo por aqui.

Abraços,

Raquel Ataíde Reis de Oliveira

Leonardo Barreto disse...

Campbell e Raquel: obrigado pela generosidade!