14 julho 2010

Perfil dos presidenciáveis (I)

Marina Silva (por David V. Fleischer)

Marina Silva nasceu em 8 de fevereiro de 1958 num lugar chamado Breu Velho, no seringal Bagaço, a 70 km da capital do Acre, Rio Branco e tem 52 anos. Seus pais tiveram onze filhos, dos quais oito sobreviveram. Aos 15 anos (em 1973), Marina foi levada a cidade de Rio Branco com uma hepatite que foi confundida com malária e foi acolhida pelas Irmãs Servas de Maria. Ainda analfabeta, foi matriculada no Mobral e foi trabalhar como empregada doméstica.

Após concluir o primeiro e segundo graus orientada pelas freiras, ela entrou para o Curso de História na Universidade Federal do Acre. Neste curso teve contato com autores marxistas, o que a levou a ingressar no Partido Revolucionário Comunista (PRC) que na época era uma “tendência” dentro do PT, sob o comando do Deputado José Genoíno.

Tornou-se professora na rede de ensino público de segundo grau e se engajou no movimento sindical local. Junto com Chico Mendes, fundaram a CUT no Acre em 1984. Em 1986 se filiou ao PT e candidatou-se a deputada federal, mas não foi eleita. Em 1988, foi a vereadora mais votada em Rio Branco e logo depois, em dezembro daquele ano, Chico Mendes foi brutalmente assassinado. Assim, Marina Silva herdou a liderança da luta em favor dos seringueiros e pequenos proprietários, bem como o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no Acre.

Em 1990, foi eleita deputada estadual e logo se descobriu doente – foi contaminada por metais pesados (usados no garimpo) quando ainda morava no seringal. Em 1994, foi eleita Senadora pelo PT-AC aos 36 anos. E quebrou a “tradição” de somente eleger ex-governadores e grandes empresários como senadores acreanos. Em 2002, ela foi reeleita.

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente do Brasil em 2002, Marina Silva se tornou Ministra do Meio Ambiente em 2003. Na sua gestão, o Ibama foi acusado de bloquear o crescimento econômico, por demorar na liberação de licenças ambientais para as obras de infra-estrutura e, em dezembro de 2006, a Ministra ameaçou renunciar.

Em razão da demora na liberação das licenças ambientais (RIMAs) para as obras de duas hidroelétricas no Rio Madeira (em Rondônia), o presidente Lula dividiu o Ibama em duas partes e conseguiu as licenças rapidamente. Finalmente, em maio de 2008, cinco dias após o lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), cuja administração foi entregue (por Lula) para Roberto Mangabeira Unger – sem nenhuma participação de Marina Silva – ela entregou a carta de demissão por causa da falta de sustentação da política ambiental no Brasil e voltou ao Senado.

Por sua incansável defesa do meio ambiente no Brasil, Marina Silva se tornou um ícone internacional -- o Prêmio Goldman do Meio Ambiente (1996); o prêmio Champions of the Earth concedido pela ONU (2007); o prêmio norueguês Sofia de 100 mil dólares (2009); e o prêmio Mudanças Climáticas da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco (2009).

Em agosto de 2009, Marina Silva deixou o PT e entrou no PV (Partido Verde) em preparação para se tornar candidata à Presidência da República, fato que foi confirmado na Convenção Nacional do PV em 11 de junho de 2010. Também foi confirmado o empresário Guilherme Leal (PV-SP) como o vice de Marina. Na última pesquisa eleitoral da Datafolha divulgada em 2 de julho, Marina Silva obteve 10% de aprovação. Numa comparação com Lula, a Marina explicou que desde 1989 o eleitor brasileiro pôde votar em Senhor Silva cinco vezes, mas em 2010 pode votar em Senhora Silva.

Marina é casada com o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima e tem quatro filhos. Embora tenha sido educada no catolicismo e ter sido muito ativa nos movimentos da Igreja ligados a Teologia da Libertação no Acre (CEBs), hoje ela professa o cristianismo evangélico (Assembléia de Deus).

Um comentário:

BLOG DO GUIRRA disse...

Quero ver a Biografia de DILMA, qualfam'la pobre ela nasceu, onde cursou o nível superior, o que fez pelo Brasil... tec.