19 agosto 2010

A próxima parada....!

A próxima parada é a urna (mais um texto publicado no blog da Christina Lemos - R7).

A mais nova fase da campanha é o horário eleitoral de rádio e TV. e as estratégias de cada um são determinadas por aquilo que se conseguiu construir no período anterior da campanha. Por isso, o ritmo dos programas está sendo fortemente ditado pelos resultados das pesquisas de intenção de votos. E pelo que divulgaram Ibope, Datafolha e Vox Populi, Serra inicia o jogo rádio-televisivo em forte desvantagem.

As diferenças de 8 (Datafolha), 11 (Ibope) e 16 (Vox Populi) pontos em favor da petista não deixam muitas escolhas ao tucano. Após uma semana branda de apresentações e comparações suaves de biografias (programas certamente gravados antes das últimas pesquisas), o clima deverá esquentar muito rapidamente: para enfrentar a favorita, seu principal adversário precisará fazer campanha negativa contra Dilma, ou seja, apontar seus pontos fracos para que seus eleitores mudem de idéia e passem para o lado do PSDB.

Fazer campanha negativa contra alguém é muito difícil, pois corre-se o risco de começar a ser encarado como antipático e de sofrer com o efeito boomerang. Mas, se o candidato acertar a mão, pode dar certo.

Outros dois fatores mostram a atenção que o comitê de Serra dá às pesquisas e à conjuntura política que o cerca. O primeiro é a abordagem positiva que Serra oferece a Lula, citando-o inclusive no seu jingle de campanha (não dá para deixar de notar o caráter no sense dessa peça). O segundo é a tentativa de popularizar sua imagem, mostrando-o sempre cercado de pessoas e simplificando seu nome para “Zé” (em 2006, tentou-se o mesmo com Alckmin, também mudando seu nome de campanha para “Geraldo”).

No caso de Dilma, a situação é bem mais tranqüila. Bastam muitas cenas com Lula, depoimentos de pessoas que mudaram de vida nos últimos oito anos, muitos indicadores estatísticos, promessa de continuidade e imagens bem trabalhadas e cuidadosamente selecionadas no melhor estilo “paz e amor”.

Por enquanto, Dilma faz o oposto de Serra. Ao invés de aparecer cercada de gente, mantém a postura de candidata de “laboratório”, bem protegida nos estúdios televisivos. Essa postura poderá ser mantida na medida em que o contraste entra ela e popularíssimo Lula não saltar aos olhos dos eleitores.

Por sua vez, o minúsculo tempo destinado a Marina Silva a obriga a abusar da criatividade. Entretanto, deve-se tomar cuidado para que ela não fique ainda mais caracterizada como uma candidata “alternativa”, alguém sem fortes pretensões (como são Zé Maria, Eymael, Fidélix, Pimenta e Gomes). Apesar de estar em terceiro lugar, ela não deverá fazer campanha negativa contra ninguém (a não ser que vá para um segundo turno), devendo deixar o “serviço sujo” para Serra e tentando se aproveitar dos estragos que a briga maior entre PT e PSDB irão produzir.

As cartas estão na mesa e as estratégias permanecem as mesmas até a próxima rodada de pesquisas. Estamos praticamente na reta final. Os programas serão complementados pelos debates e pelas informações que a imprensa produzir. A próxima parada é a urna.

*Leonardo Barreto é professor da Universidade de Brasília e da UDF Centro Universitário, cientista político e titular do blogwww.casadepolitica.com.br

2 comentários:

Blog da Raquel Sumar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog da Raquel Sumar disse...

Leo,
Como você está chique hem? Tendo textos publicados em blogs de jornalistas conceituados no Brasil.
PARABÉNS!!!!!!

Ah!!! Eu estava precisando de uma ajudinha sua, eu tenho um amigo que ele vive me perguntando eleição, sistema eleitoral, e ele quer que eu escreva alguma coisa para os jovens da minha igreja sobre como votar e sobre consciência eleitoral. Eu andei pesquisando na internet uns textos sobre a Teoria da Escolha Racional e sobre a Teoria sociológica do voto, só que eu não achei muita coisa.
Será se você poderia me passar alguns nomes de textos para eu ler, sobre esse assunto?
O meu e-mail é: raquelataide.cpol@gmail.com

Abraços
Raquel Ataíde Reis de Oliveira