02 junho 2009

O dilema do PSDB para 2010!


1. "Com dois presidenciáveis de peso, mas desprovido de "discurso", o sinônimo corrente de mensagem, os tucanos também tateiam em busca de um caminho para chegar ao eleitorado que decidirá a sorte da sucessão de 2010.  Em português claro, os tucanos não sabem nem o que dizer nem como dizê-lo.  Por um lado, não falta o que apontar - a enxundiosa, aparelhada e em geral incompetente máquina administrativa. Por outro lado, expor os fracassos da gestão Lula sem atacar o seu responsável primeiro exigiria malabarismos semânticos provavelmente fora do alcance dos mais talentosos marqueteiros. 
            
2. Mas Lula não teria conseguido sequestrar a política nacional e ditar os termos das disputas eleitorais se, depois de desperdiçar a sua melhor oportunidade, no auge das denúncias do mensalão, os tucanos não tivessem sido acometidos de uma catatonia desmoralizante. 
            
3. No seu aturdimento - e à falta de espinha dorsal -, o PSDB encomenda pesquisas para descobrir o que o eleitor quer (!) e vai se abeberar nas teorias do neurocientista americano Drew Westen, cujos experimentos o levaram a concluir que as pessoas reagem mais vivamente quando os políticos apelam antes para as suas emoções do que para o seu lado racional, o que não surpreenderá nenhum marqueteiro competente. Mas, para provocar emoções, é preciso ter o que emocione - e dessa matéria-prima o ninho tucano está vazio."

Editorial do Estadão - www.cesarmaia.com.br

Nenhum comentário: