31 maio 2010

A importância das pesquisas e a evolução do período pré-eleitoral!

(A caravana tucana encontrou uma caminho mais difícil do que se imaginava até o Planalto)

1. Partidos utilizam pesquisas para decidirem quem apoiar na corrida presidencial. Três partidos continuam indecisos - PDT, PP e PTB. O ingresso dessas duas últimas legendas no lado tucano é considerado um passo essencial para abastecer a chapa de Serra com tempo de rádio e TV;

2. Financiadores também utilizam pesquisas para decidir quanto e para quem doar. Um desempenho ruim nesse período pode comprometer a saúde financeira da campanha;

3. Por isso PSDB entrou com ação contra o instituto Sensus quando este apontou o empate técnico entre Dilma e Serra ainda em Abril. Com essa estratégia, os tucanos colocaram a pesquisa sob suspeita e conseguiram ganhar 1 mês "extra" na liderança dos números até que os outros institutos apontassem também a igualdade entre os dois principais presidenciáveis (fato que aconteceu apenas em Maio);

4. Foi bastante tempo, mas insuficiente para "amarrar"o PP e o PTB, que agora estão indecisos e vão esperar até o último minuto para formalizarem suas decisões. Esse jogo é para quem tem nervos de aço;

5. Falando em nervos de aço, o comitê de Serra está apontando muito explicitamente que acusou o golpe das pesquisas e vários aliados já exigem do tucano uma postura mais agressiva, abandonando o clima elogioso que ele manteve com o saldo do governo Lula;

6. Na minha avaliação, se Serra atender aos desesperados, começará a enterrar sua campanha. Não há nada que ele possa fazer para reverter a tendência das pesquisas até que começar a horário na TV, apenas trabalho de bastidores e manutenção da calma. Se ele começar a fazer campanha negativa agora e comprar muitas polêmicas (como os ataques malucos à Bolívia), vai criar armadilhas para si próprio e complicar-se para 0 futuro.

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