Dez tendências da América Latina
(pesquisa feita pelo Target Group Índex)
1. Política e sociedade – Nos últimos cinco anos, o interesse por assuntos políticos na TV caiu, em média, 15% na região. A preocupação com violência e crimes reduziu em quase todos os países, embora o índice continue alto (78%).
2. Economia e poder aquisitivo - A quantidade de consumidores que possuem cartão de crédito, quase triplicou desde o ano 2000. Um terço dos latino-americanos possui “dinheiro de plástico”. Ao mesmo tempo houve um crescimento de 20% na satisfação com o padrão de vida e diminuição na preocupação com o futuro indicando o crescimento de um consumidor mais inclinado ao consumo. Questionados quanto à melhora ou não da própria situação econômica futura (pesquisa realizada em 2008), os colombianos e os brasileiros foram mais otimistas que a média dos demais países.
3. Responsabilidade Ambiental e Social - Em 2000, apenas 29% das pessoas não concordavam com a questão, índice que sobe para 55% em 2008.
4. Ficção e realidade sobre saúde e bem-estar - O consumidor latino-americano demonstra estar cada vez mais consciente sobre saúde. Ao mesmo tempo, os níveis de sobrepeso e obesidade vêm aumentando nos últimos cinco anos (164%).
5. Fragmentação das audiências - A TV aberta apresenta presença sólida em todos os países, com uma penetração próxima a 100%. Já a TV paga aumentou 9% entre 2003 e 2008 na região e o acesso a Internet nos últimos 30 dias ultrapassou 40% de penetração.
6. Internet 2.0 – Evolução ou revolução? - A utilização da internet nos mercados latinos aumentou em média 50% nos últimos cinco anos, com destaque para Equador e Colômbia. Segundo os dados pesquisados, 61% dos internautas brasileiros acessam a web de suas residências. Entre os peruanos, por exemplo, o maior índice de acesso, 60%, se dá a partir de locais públicos.
O acesso através de banda larga já representa 71% da conexão domiciliar na região, chegando a 93% no Chile.
7. Entretenimento móvel – O estudo aponta que o uso da telefonia celular duplicou nos últimos cinco anos em toda a região e 36% dos aparelhos estão capacitados a receber conteúdo multimídia como MMS.
8. TEENS - Os adolescentes entre 12 e 19 anos representam 20% da população latino-americana, ou seja, 30 milhões de pessoas nos mercados pesquisados. De cada dez adolescentes, oito declararam ter usado a internet nos últimos três meses. Na lista de prioridades do público adolescente, figuram a preocupação com a auto-imagem e com a proteção ambiental, além da atitude relaxada em relação ao futuro, ao trabalho e ao dever. Destaca-se também a vontade juvenil em adotar novas tecnologias rapidamente.
9. Mulheres latino-americanas do século 21 - A inserção do público feminino no mercado latino de trabalho cresceu 15% entre 2002 e 2008.
10. O novo consumidor - O individualismo e a fragmentação familiar dão cada vez mais vazão aos serviços destinados ao planejamento e à proteção financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário