21 setembro 2009

Infidelidade partidária ganha força!

Análise rápida...

A fidelidade partidária imposta pelo TSE engessou o sist. partidário brasileiro. O troca-troca de siglas, que era comum antes da justiça decretar sua ilegalidade, acabou e a promessa feita por alguns deputados e senadores de criarem uma "janela" para que fosse feito um reajuste antes das eleições de 2010 não aconteceu.


Entretanto, vários parlamentares resolveram arriscarem-se e a movimentação está intensa nos diretórios partidários.


A aposta feita pelos "infiéis" é sustentanda em três idéias: i) a jurisprudência da justiça eleitoral tem sido muito favorável ao troca-troca; ii) é posssível que a justiça não resolva tantos casos em tempo hábil e iii) os presidentes de vários partidos estão desistindo de brigar por essas vagas, o quê mobiliza recursos (principalmente, honorários de advogados).


Estima-se que entre 40 e 50 deputados federais possam mudar de time. Entre deputados estauais, esse número é muito maior.


A verdade é que a decisão da fidelidade, por mais simpática que possa parecer, criou uma situação fictícia e irreal para os padrões da política brasileira. O resultado inevitável é essa tensão absoluta entre parlamentares e suas legendas. Além disso, a temporada de trocas colocará a solidez da fidelidade dp TSE em questão... Vale a pena observar como será a reação da justiça!

Nenhum comentário: