22 setembro 2009

Instabilidade eleitoral...

Análise rápida...

A pesquisa CNI/IBOPE divulgada hoje mostra que o clima eleitoral ainda não contaminou a população, como mostra a volatilidade dos índices de intenção de voto. Não há posições consolidadas e os indicadores dos pré-candidatos variam muito, dependendo do leque de opções que lhes são apresentados. 

A intenção de votos em Ciro Gomes, por exemplo, vai de 14% a 28 %, dependendo de quem concorre pelo PSDB (Serra e Aécio, respectivamente).
  
O contrário acontece no DF. Existe forte polarização entre Arruda e Roriz (um empate técnico em torno de 40%). Os indicadores dos dois não mudam quando os nomes da esquerda são apresentados (Magela ou Agnelo).   

É fácil perceber que a eleição presidencial ainda não está na ordem do dia das pessoas. Portanto, a principal informação que elas apontam é o nível de memória que os brasileiros possuem dos principais nomes à disposição no mercado político.

Memória é condição necessária para impulsionar uma candidatura. Mas não é condição suficiente. Por isso, o quê essas pesquisa medem é viabilidade político/eleitoral dos nomes apresentados. Com o início da campanha, a história passa a ser outra... 

Nenhum comentário: