01 fevereiro 2010

Prévia do carnaval eleitoral!

Pessoal: estou curioso... Para vocês, candidatos "folclóricos" como esses é um produto positivo ou negativo do nosso processo político eleitoral? Se puderem, deixem um comentário com a sua opinião, ok?






5 comentários:

Tiago Monteiro Tavares disse...

Bom Dia!

Prezado Leonardo,

Num quadro político/social tão desgastado como o atual cenário brasileiro, personagens "folclóricos" como esses contribuem para o descédito da política.

Fica difícil para o leigo não se sentir um mero "palhaço" a corroborar com a ineficácia do Estado!

Blog da Raquel Sumar disse...

Léo,

Fica dificil saber, porque estes candidatos "folclóricos", são resultado da atual situação política do Brasil.

Isso só é o reflexo de uma população que está descrente com a política e com os governantes do país.

Fábio Fernandes disse...

Grande Léo! :D

Depende em que ponto podemos analisar, se for pelo ponto democrático, os personagens demonstram que todos têm o mesmo direito de se candidatar e de propor novas soluções, o que difere são os recursos disponibilizados para uns e mais escassos para outros!

E se pegarmos pela excentricidade de cada candidato, nós já tivemos vários candidatos de outrora parecido "folclóricos" eleitos como: Clodovil Hernanes, Éneas, Frank Aguiar, ou até mesmo Jânio Quadros com sua excentricidade governou São Paulo culminando com a Presidência da República.
Candidatos com propostas, defendendo suas idéias e ideais, sempre são positivos, talvez mais do que os que apresentem sempre a mesma idéia, que no final demonstram ser corruptos. Esses sim são negativos.

Unknown disse...

Leonardo,

Infelizmente esse tipo de candidatura é fruto do nosso sistema político partidário, formado por uma sopa de letrinhas. Partidos buscam desesperadamente candidatos para encher linguiça e aparecem esses "folclóricos". Uma reforma eleitoral que englobasse principalmente um prazo maior de filiação mínima para concorrer, voto em lista (flexivel) seriam pontos que melhorariam a qualidade do nosso sistema representativo.

Leonardo Barreto disse...

Pessoal: obrigado pelos comentários. Sem dúvida, esse tipo de candidatos é resultado do nosso modelo de sistema eleitoral e do baixo nível de controle dos partidos.

Entretanto, isso também não é uma amostra do grau de abertura do nosso sistema, que permite pessoas de várias matizes poderem colocar seus nomes à disposição? Esse aspecto eu acho positivo...

Em países com listas fechadas ou que adotam o modelo distrital, isso simplesmente não acontece, pois obter indicação para concorrer a um cargo eletivo é muito difícil.

Por isso, tendo a ver essas candidaturas heterodoxas como algo positivo... Bom... estou aberto a críticas... abs!