Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog destinado à discussão política. Acompanhamento do dia a dia da política nacional e do Distrito Federal. Veiculação de notícias, análises, artigos e comentários por cientistas políticos e observadores especializados. As informações desse blog podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.
5 comentários:
Bom Dia!
Prezado Leonardo,
Num quadro político/social tão desgastado como o atual cenário brasileiro, personagens "folclóricos" como esses contribuem para o descédito da política.
Fica difícil para o leigo não se sentir um mero "palhaço" a corroborar com a ineficácia do Estado!
Léo,
Fica dificil saber, porque estes candidatos "folclóricos", são resultado da atual situação política do Brasil.
Isso só é o reflexo de uma população que está descrente com a política e com os governantes do país.
Grande Léo! :D
Depende em que ponto podemos analisar, se for pelo ponto democrático, os personagens demonstram que todos têm o mesmo direito de se candidatar e de propor novas soluções, o que difere são os recursos disponibilizados para uns e mais escassos para outros!
E se pegarmos pela excentricidade de cada candidato, nós já tivemos vários candidatos de outrora parecido "folclóricos" eleitos como: Clodovil Hernanes, Éneas, Frank Aguiar, ou até mesmo Jânio Quadros com sua excentricidade governou São Paulo culminando com a Presidência da República.
Candidatos com propostas, defendendo suas idéias e ideais, sempre são positivos, talvez mais do que os que apresentem sempre a mesma idéia, que no final demonstram ser corruptos. Esses sim são negativos.
Leonardo,
Infelizmente esse tipo de candidatura é fruto do nosso sistema político partidário, formado por uma sopa de letrinhas. Partidos buscam desesperadamente candidatos para encher linguiça e aparecem esses "folclóricos". Uma reforma eleitoral que englobasse principalmente um prazo maior de filiação mínima para concorrer, voto em lista (flexivel) seriam pontos que melhorariam a qualidade do nosso sistema representativo.
Pessoal: obrigado pelos comentários. Sem dúvida, esse tipo de candidatos é resultado do nosso modelo de sistema eleitoral e do baixo nível de controle dos partidos.
Entretanto, isso também não é uma amostra do grau de abertura do nosso sistema, que permite pessoas de várias matizes poderem colocar seus nomes à disposição? Esse aspecto eu acho positivo...
Em países com listas fechadas ou que adotam o modelo distrital, isso simplesmente não acontece, pois obter indicação para concorrer a um cargo eletivo é muito difícil.
Por isso, tendo a ver essas candidaturas heterodoxas como algo positivo... Bom... estou aberto a críticas... abs!
Postar um comentário