10 abril 2009

Bolsas de estudo no Canadá (pós)!


Estão abertas até o dia 22 de maio deste ano as inscrições para o Programa de Intercâmbio para Estudantes de Pós-Graduação do governo canadense, que oferece bolsas de estudo para estudantes brasileiros de mestrado e doutorado. Pelo período de quatro a seis meses, o bolsista realiza seu trabalho em uma universidade pública ou em um instituto de pesquisa afiliado.

O programa prevê bolsas no valor de $ 7.500 dólares canadenses por estudante para um período de quatro meses e de $ 10.000 para um período de cinco a seis meses. O pagamento será realizado diretamente à universidade canadense, que cobrirá as despesas relativas à emissão de visto, passagem aérea, seguro-saúde, livros e equipamentos para pesquisa e uma subvenção de $1.200 dólares canadenses mensais ao estudante para subsistência.

O programa, que está em sua terceira edição, já contemplou estudantes das mais diversas áreas do conhecimento e é aberto a todas as disciplinas. Projetos de pesquisa com teor científico terão prioridade. Durante a estada, os estudantes continuam vinculados às suas universidades de origem no Brasil e responsáveis pelo pagamento das respectivas mensalidades e taxas.

É recomendável que a instituição brasileira à qual o estudante pertence tenha um acordo de intercâmbio de pós-graduação com a instituição canadense. Os interessados no programa devem se informar sobre a existência da parceria. Uma lista de acordos pode ser encontrada no site da Associação de Universidades e Colleges do Canadá: http://oraweb.aucc.ca/showcue.html.

No entanto, projetos de pesquisa decorrentes de colaboração entre professores canadenses e brasileiros que podem levar a uma parceria institucional também serão considerados. Os bolsistas selecionados terão de iniciar sua pesquisa no Canadá até 15 de março de 2010. As candidaturas deverão ser submetidas pela instituição canadense. Maiores detalhes estão disponíveis no site http://www.scholarships.gc.ca.

Nenhum comentário: