18 maio 2009

Doutorando em Ciência Política vence prêmio promovido pela ENAP!

Um programa de gerenciamento de projetos criado na Universidade de Brasília acaba de conquistar o primeiro lugar no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pelo Ministério do Planejamento. O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec), implantado pelo doutorando em Ciência Política Paulo Rocha, facilita o planejamento e a gestão das políticas e programas educacionais do governo em todo o país.

“O sistema começou a ser formulado em 2003, a partir de um contrato de consultoria entre o ministério e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da UnB, a Finatec”, conta Paulo, que responde pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC. Segundo ele, em seis anos, o programa foi sendo aprimorado e hoje é fundamental para a comunicação e organização interna do ministério.

 A tecnologia permite que os gestores de Brasília acompanhem como está o andamento dos projetos do MEC nos estados. É possível, por exemplo, ver o percentual de recursos financeiros aplicados, o número de pessoas em atividade e o estágio de cumprimento das metas. Desenvolvido em software livre, o Simec possibilita que os diversos departamentos do ministério incluam informações a respeito dos projetos ou programas pelos quais são responsáveis. “O sistema aumenta a articulação entre os diferentes setores do MEC”, afirma Paulo Rocha.

O pesquisador realizará uma vista técnica à França concedida pela ENAP como prêmio pela iniciativa. “A integração de todos os dados em uma única plataforma tecnológica permite monitorar o desenvolvimento das atividades planejadas”. A iniciativa de Paulo se mostrou tão eficiente que outros ministérios solicitaram o sistema e já estão fazendo as adaptações necessárias para utilizar o programa.

A racionalização na aplicação de recursos é apontada como uma das principais vantagens do Simec pelo coordenador-geral de Planejamento e Orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Adalberto Domingos da Paz. “O Simec permite otimização dos recursos públicos destinados à educação brasileira, rumo ao alcance dos índices de qualidade desejados”, considera. Adalberto também destaca a interface amigável, que torna o sistema fácil de usar.

PRÊMIO - O concurso em que o Simec obteve primeiro lugar é realizado anualmente, e tem o apoio de instituições internacionais. Ao longo de 13 anos, a premiação já teve mais de 1.200 experiências inscritas – que podem ser acessadas no site do concurso, em http://inovacao.enap.gov.br. “Estamos fazendo a diferença no Brasil, difundindo a inovação no serviço público”, diz Helena Kerr do Amaral, presidente na ENAP.


(Reportagem e foto retirados do site www.unb.br)

Nenhum comentário: