Análise rápida
O maior problema no que se refere ao uso da internet no Brasil é a ausência de casos de sucesso nos quais possamos nos referenciar. O exemplo de Obama está muito distante de nós. A começar pela parcela da população que acessa a rede nos EUA (mais de 90%) e no Brasil (cerca de 23%).
Na campanha de Obama, o principal uso da internet foi para a arrecadação de contribuições financeiras de pessoas físicas. No Brasil, não possuímos essa prática e o nível de confiança da população nos políticos (entre 10% e 20%) sinaliza que as pessoas não estão estimuladas para darem dinheiro aos seus candidatos favoritos.
Entretanto, devemos ficar atentos para as dicas de uso das ferramentas on-line, especialmente aquelas que gerenciam redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o Orkut.
O que parece claro é que esses sites estão sendo utilizados para criar redes de eleitores baseados unicamente pela amizade social/simpatia. Entretanto, esse caminho, essencialmente personalista, está equivocado. Sua abrangência continua sendo muito limitada às pessoas que JÁ simpatizam com o político.
O desafio é COMO ATRAIR NOVAS PESSOAS PARA ESSA COMUNIDADE.
Em entrevista à revista Veja, Biz Stone, um dos criadores da rede Twitter dá uma dica interessante:
O que desperta maior interesse são os assuntos relacionados à comunidade em que o usuário está inserido. Observamos que muita gente busca informações sobre seu microcosmo. Nossa ferramenta se tornou uma maneira de alguém se conectar imediatamente com pessoas que estão passando ou que passaram por uma mesma situação. Dessa forma, o que mais movimenta o Twitter não é um tipo de post ou um post específico, mas o conjunto de muitos posts sobre uma enormidade de temas.
A forma mais eficiente de ter muitos seguidores é "tuitar" informações úteis e de interesse para o maior número de pessoas que compartilham determinado perfil. Nem sempre é preciso ser algo inédito.
Ou seja, é bom que os candidatos criem redes de assuntos/problemas que a comunidade deseja resolver. Outro uso possível do Twitter é identificar, a partir das comunidades que os internautas participam, quais são os problemas mais importantes para eles e, a partir daí, traçar estratégias adequadas.
O uso da internet em campanha é muito mais complicado do que parece...
Nenhum comentário:
Postar um comentário