22 outubro 2009

Corrida para o Senado e suas implicações!

Análise Rápida

O favorito ao Senado é Cristovam Buarque. Paulo Octávio também. Entretanto, voltar ao legislativo não é sua primeira opção. Caso ele abra mão da vice-governadoria, pode perder o controle da sucessão de Arruda (em 2014, caso o atual governador seja eleito). Explica-se: em 2014, Arruda teria que deixar o cargo seis meses antes da eleição para disputar algum outro cargo eletivo. Logo, seu vice se tornará candidato natural, dado que possuirá a vantagem estratégica de controlar a máquina.

Filippelli sabe disso. E condiciona o apoio do PMDB à vaga de vice e coloca Paulo Octávio em uma encruzilhada. Por um lado, a adesão do PMDB aumenta significativamente o tempo de TV de Arruda. Por outro, dificulta o caminho de Octávio para o Buriti (será que ele aceitará ir para o sacrifício?)
  1. Cristovam Buarque (PDT) - 27.1%
  2. Paulo Octávio (DEM) - 23.2%
  3. Geraldo Magela (PT) - 13.2%
  4. Rodrigo Rollemberg (PSB) - 12.1%
  5. Tadeu Filippelli (PMDB) - 12%
  6. Robson Rodovalho (DEM) - 11.1%
  7. Junior Brunelli (PSC) - 9.6%
  8. Luiz Estevão (PTC) - 9.4%
  9. Chico Leite (PT) - 8.1%
  10. Jofran Frejat (PR) - 6.4%
  11. Adelmir Santana (DEM) - 3.2%
Fora Cristovam Buarque e Paulo Octávio, o candidato mais forte é Magela. Possui um partido com estrutura, possui bom nível recall, apoio do presidente Lula e é relator do orçamento, ganhando muita visibilidade por conta disso.

Filippelli tem o desafio de enfrentar sua primeira eleição sem a tutela/apoio de Roriz. Tenho minhas dúvidas e acho que o rompimento com seu "criador" cobrará seu preço...

Rodovalho e Brunelli possuem o mesmo problema: o desafio de eleger um evangélico para um cargo majoritário no DF.

Adelmir tem dinheiro. Mas nenhuma experiência eleitoral. O melhor, para ele, seria entender que descer do Senado para a Câmara Federal ou Distrital não é nenhum demérito.

Os outros são especulação.

Um comentário:

FELIPE VARELLA disse...

Excelente análise, Leonardo! Fomos contemporâneos na UnB, na Ciência Política. Talvez, por nome, vc não se lembre de mim. Gostaria, se possível, de saber seu e-mail. O meu: castrovarella@uol.com.br Parabéns pelo blog!
Abraço, Felipe Varella