10 março 2009

Imagem é tudo em comunicação política!


Leia o trecho sobre um episódio da política americana para entender o poder da imagem em comunicação política. 

"Lesley Stahl covered the Reagan White House for CBS News. One day in 1984 she broadcast a five-minute (extremely long for TV news) blistering report on how President Reagan was cutting funding for public health and for children with disabilities. After it aired, the late Richard Darman, a top Reagan aide, called and said, "Congratulations! We loved it!"

Stahl was dumbfounded. The piece had been a hatchet job.

"Nobody heard what you said," Darman told her. The pictures Stahl had used to "cover" her story were of Reagan cutting ribbons at hospitals and speaking at the Special Olympics. The White House knew that these warm images spoke a lot louder than anything Stahl was reporting."


Ele relata a exibição de uma reportagem de 5 minutos sobre as dificuldades do sistema de saúde durante a gestão Regan... Ao final, um assessor ligou para a repórter responsável e a cumprimentou pela matéria, apesar do seu tom crítico.  

O segredo era o seguinte: enquanto a jornalista criticava, as imagens mostravam Regan em hospitais e olimpíadas para deficientes físicos, todas retratando-a de forma positiva! 
 
Ou seja, as imagens chamam muito mais a atenção do que a narração, chegando ao ponto de ocultá-la... Muito interessante! O texto foi extraído do artigo The power of images publicado pelo analista Jonathan Alter, no periódico norte-americano Newsweek no dia 14/07/2008.  

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