04 março 2009

Seminário Mais Mulheres no Poder: Uma Questão da Democracia

Carlota Pereira de Queiroz: primeira mulher a exercer um cargo eletivo no Brasil (1933)
Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (08 de março) realizada pelo Governo Federal, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com o apoio da Bancada Feminina do Congresso Nacional e do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos, promovem, nos dias 9 e 10 de março, o Seminário Mais Mulheres no Poder: Uma Questão da democracia.
 
A Cerimônia de Abertura acontecerá dia 9 de março e contará com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O evento terá início às 18h, no Auditório Central do Memorial JK. Nesta abertura será realizado o lançamento do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero e feita uma homenagem a diferentes mulheres que ocupam espaços de poder e decisão e se destacam em suas áreas de atuação. Durante o evento a ministra Nilcéa Freire, da SPM, vai assinar a portaria ministerial que institui o Prêmio Mais Mulheres.
 
Também estarão presentes na abertura do Seminário, a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara Federal, Deputada Sandra Rosado, representantes do PNUD e do UNIFEM no Brasil, entre outras autoridades. 
 
No dia 10 de março o Seminário acontece a partir das 9 horas da manhã, no Salão Oeste do Palácio do Planalto. Em duas mesas, serão debatidos temas como: a sub-representação das mulheres nos espaços de poder e decisão; a democracia, as mulheres e o poder; e a reforma política. 
 
O Seminário contará com a presença de Françoise Gaspard, cientista social francesa, autora de trabalhos sobre o tema da paridade e experiência na vida política como prefeita e deputada, e da ministra Dilma Roussef, Casa Civil.
 
Observatório Brasil de Igualdade de Gênero - Esta é uma iniciativa da SPM em parceria com instituições governamentais, não-governamentais, universidades, agências internacionais e representantes da sociedade civil. O observatório contará com um site e funcionará por meio de grupos de trabalho que farão o monitoramento e produzirão análises e conteúdos sobre indicadores, políticas públicas, comunicação e mídia e legislação e legislativo. Neste ano, seu foco temático é Mulheres, Poder e Decisão.
 
Segundo a ministra Nilcéa Freire a iniciativa de lançar um Observatório no Brasil surgiu a partir da criação de um Observatório de Gênero para América Latina e Caribe, no âmbito da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) como estratégia de disseminação de informações acerca das desigualdades de gênero e dos direitos das mulheres. "A existência desse Observatório é importante para a sociedade e para o governo federal, porque é uma ferramenta que visa à formulação e o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para a realidade das mulheres no Brasil", afirmou a ministra. 
Veja aqui a programação completa do Seminário e preencha a Ficha de Inscrição, disponível também no site da SPM – www.spmulheres.gov.br encaminhando-a para o e-mail naiaracorrea@spmulheres.gov.br. As vagas são limitadas!

 
Programação:
 
Seminário Mais Mulheres no Poder: uma questão da democracia: 9 de março de 2009
 
> 18h - Cerimônia de Abertura
> Lançamento do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero
> Homenagem a mulheres brasileiras que ocupam espaços de poder e decisão

> Local: Auditório Central do Memorial JK
> Eixo Monumental - Lado Oeste - Praça do Cruzeiro - Brasília/DF
 
10 de março de 2009
 
> Horário: 09h às 18h
> Local: Salão Oeste do Palácio do Planalto - Praça dos Três Poderes - Brasília/DF
 
> 9h00 às 13h00
> Mesa 1 - Mulher, Poder e Democracia: uma articulação necessária.
 
> Coordenação: Nilcéa Freire - Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
 
> Integrantes:
> Dilma Rousseff - Ministra Chefe da Casa Civil (a confirmar)
> Françoise Gaspard - Professora da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França), integrante do Centro de Análise Sociológica e de Intervenção (EHESS/ CNRS) e do Comitê CEDAW/ONU
> Luiza Erundina – Deputada Federal, integrante da Bancada Feminina no Congresso Nacional
> Kim Bolduc - Coordenadora-Residente das Nações Unidas no Brasil e Representante-Residente do PNUD Brasil
 
> 13h às 14h30 - Intervalo para o almoço
 
> 14h30 às 17h
> Mesa 2 - Mulheres, espaços de decisão e eleições 2008.
 
> Coordenação: Raquel Guisoni – representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
 
> Fátima Jordão - Um olhar sobre a pesquisa mulheres e espaços de decisão
> Especialista em pesquisa de opinião e comunicação política, integrante do Colegiado Diretor do Instituto Patrícia Galvão.
> Luiza Bairros - Um olhar sobre as mulheres negras
> Socióloga, Secretária Estadual de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia.
> José Antônio Moroni - Um olhar sobre a reforma política
> Filósofo, integrante do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos.
 
> 17h às 17h30 – Mesa de Encerramento
 
> Nilcéa Freire – Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres 
> Clara Charf – representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
 
> 17h30 - Café

Nenhum comentário: